.

.

DESTAQUES

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Candidatos já podem ver a correção de suas redações do ENEM

Foi disponibilizado pelo Inep, nesta quarta-feira (2), os espelhos com as correções das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Ao entrar na página do Inep, o estudante precisará da senha e CPF. O tema da redação de 2013 foi "Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil", os alunos não podem mais recorrer para alterar suas notas.

Ao todo, foram corrigidos 5.049.248 textos. Destes, 481 tiveram nota mil, a pontuação máxima. Em branco, foram 32.991 e outros 73.751 foram anulados, totalizando 106.742 redações com nota zero.

Imagem: Reprodução/InepInep divulga correções de redações do ENEM 2013.(Imagem:Reprodução/Inep)Inep divulga correções de redações do ENEM 2013.
Segundo o Inep, 48,9% das redações ficaram com notas igual ou abaixo de 500 pontos, que é a pontuação média. A maior concentração (27,9%) ficou na faixa de 501 a 600 pontos. Menos de 1% conseguiu mais de 900 pontos.

Desvios gramaticais ou de convenções de escrita só foram aceitos como excecão e quando apresentam reincidência no texto. Redações que fugiram completamente do tema proposto tiveram nota zero, o que corresponde a 1.398 redações (0,028% do total).


Atrvés do espelho das correções, os alunos podem saber suas notas de acordo com cada uma das cinco competências avaliadas, além decomparar seu desempenho com os demais.

As competências são:
1) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.


2) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.


3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.


4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.


5) Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O Enem contou com 7.121 avaliadores. As redações foram avaliadas por dois corretores independentes, que atribuíram uma nota de zero a 200 pontos para cada competência. Uma terceira correção foi feita em caso de discrepância maior do que 100 pontos na soma total (em 2012, era de 200 pontos) ou maior do que 80 pontos em uma ou mais competências. Persistindo a discrepância, a redação foi encaminhada para uma banca especial, formada por três membros, que atribuiu a nota final. Com informações do G1.
no image
  • Titúlo : Candidatos já podem ver a correção de suas redações do ENEM
  • Postado por :
  • Data : 13:58
  • Categorias :
  • Comentários do Portal
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no PORTAL JACOBINA passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O PORTAL JACOBINA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.

Top