.

.

DESTAQUES

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Moradores de São Francisco de Assis do Piauí estão há três meses sem receber benefícios; Veja!

Padre Geraldo Gereon
Várias famílias beneficiárias dos programas do Governo Federal, como o Bolsa Família, estão impedidas de receber seus benefícios no município de São Francisco de Assis do Piauí, a 486 quilômetros de Teresina. Os prejudicados pediram ajuda ao pároco Geraldo Gereon, que denuncia o caso.


O religioso fala que cerca de 800 pessoas que recebem o benefício estão sendo prejudicadas. Anteriormente, os beneficiários dos programas sociais do Governo Federal, principalmente do bolsa-,recebiam seus valores no correspondente bancário Caixa Aqui da Caixa Econômica Federal, Agência de São João do Piauí instalado dentro do supermercado Pinheiro, na cidade.



No início de 2014 foi instalada em São Francisco de Assis do Piauí uma Casa Lotérica por uma empresa sediada na cidade de Paes Landim, em nome de Maria Abadia Dias de Araújo.  Após a chegada dessa Casa Lotérica, Alcemiro Pinheiro, dono do supermercado Pinheiro, onde está instalado o Caixa Aqui foi proibido pela Caixa Econômica Federal, agência de São João do Piauí de atender os beneficiários dos programas do Governo Federal, simplesmente para proteger os donos da Casa Lotérica.



Depois de poucos meses funcionando a Casa Lotérica foi fechada com todas as suas filiais espalhadas em vários municípios da região, por suspeita de irregularidades em um desfalque volumoso que está sendo apurado pelo Ministério Público.



O padre Geraldo Gereon faz a denúncia, após ser procurado por várias pessoas do município lhe pedirem ajuda. “Vou falar com o gerente da Caixa Econômica Federal em São João do Piauí hoje (25) e dar um prazo de seis dias. Se o problema não for resolvido, vou mobilizar as pessoas para fazer protestos e manifestações públicas, e requerer junto ao Ministério um mandado de segurança”, afirmou o padre.



Veja na íntegra o manifesto do padre Geraldo Gereon.

CALAMIDADE PÚBLICA EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS DO PIAUÍ


São Francisco de Assis do Piauí é um município com 5.500 habitantes. Cerca de 800 pessoas recebem mensalmente os diversos benefícios do Governo Federal, como “Bolsa Família”.

Esses valores sempre foram pagos pelo “Caixa aqui”, ligado à Caixa Econômica Federal, Agência de São João do Piauí. O “Caixa aqui” funcionava no “Supermercado Pinheiro”, de propriedade de Alcemiro Pinheiro. No começo deste ano foi instalada uma “Casa Lotérica” por uma empresa sediada em Paes Landim em nome de Maria Abadia Dias de Araújo, com vários outros estabelecimentos do mesmo ramo em diversos municípios da região.

A Caixa Econômica não permitiu mais o “Caixa aqui” do Supermercado Pinheiro, para proteger a Casa Lotérica. Depois de poucos meses de funcionamento a Casa Lotérica foi fechada com todas as outras filiais, por irregularidades na empresa e na agência da CEF em São João do Piauí. Fala-se de um desfalque vultuoso que está sendo apurado pelo Ministério Público.

Já faz quase três meses que a população de São Francisco de Assis do Piauí não consegue mais receber os seus benefícios na sede do município. As pessoas deslocam-se para cidades vizinhas, com distâncias de até mais de 70 km, em longas e dispendiosas viagens.

Não são bem recebidas, pois as agências destas cidades não dispõem de recursos para o aumento da demanda. Existe um verdadeiro clamor, uma revolta e até desespero de centenas de famílias deste município. Não tem promessa nem da CEF, nem das autoridades municipais, nem de ninguém dos que prometem tudo nas suas campanhas eleitorais.

A população abandonada nesta calamidade dirigiu-se ao pároco de São Francisco de Assis do Piauí, Padre Geraldo Gereon, implorando a sua intermediação neste escândalo. O padre dirigiu-se à agência da CEF em São João do Piauí, no dia 25 deste mês de agosto. Não pediu explicações nem quis ouvir promessas.

Exigiu, em nome dos pobres de São Francisco de Assis do Piauí, privados dos seus direitos, que o “Caixa aqui” seja instalado e reaberto imediatamente no Supermercado Pinheiro, dentro de seis dias. A meta não negociável é o dia primeiro de setembro, quando ninguém poderá mais ser obrigado a procurar o seu benefício em outros municípios. Se este prazo não for atendido, haverá manifestações públicas de protesto e de reivindicação, requerendo mandado de segurança pelo ministério público.

Nessas ocasiões costuma-se apelar para o diálogo. Quando os poderosos propõem diálogo aos pobres, a finalidade é sempre fazer a cabeça dos pobres e quebrar a sua resistência. É o que se vê no conflito da TRANSNORDESTINA com os pequenos proprietários rurais desapropriados com indenizações irrisórias incapazes de recuperar as perdas sofridas.

Portanto, achamos que não se pode dialogar sobre fatos consumados que tem que ser corrigidos. É preciso agir a partir de quem criou estes fatos e restabelecer a normalidade perdida neste município.
Com informações Portal AZ
Moradores de São Francisco de Assis do Piauí estão há três meses sem receber benefícios; Veja!
  • Titúlo : Moradores de São Francisco de Assis do Piauí estão há três meses sem receber benefícios; Veja!
  • Postado por :
  • Data : 08:44
  • Categorias :
  • Comentários do Portal
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no PORTAL JACOBINA passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O PORTAL JACOBINA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.

Top