.

.

DESTAQUES

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Em entrevista prefeita Mocinha e seu esposo Erasmo fala sobre a urbanização de Jacobina. Veja!

Na última segunda-feira dia 10 de fevereiro de 2014, a Prefeita Municipal de Jacobina do Piauí, Juscirene Almeida a Mocinha e seu esposo Erasmo Sousa, concederam uma entrevista ao Portal Jacobina.com, na oportunidade a prefeita e o seu esposo abordaram tudo sobre aprovação da lei dos registros de terrenos e IPTU, ou seja a urbanização de Jacobina.
Prefeita, Mocinha e seu esposo e secretário de finanças, Erasmo Sousa

Portal Jacobina - Prefeita muito se ouviu falar no município sobre a lei de urbanização em Jacobina, e inclusive os vereadores da oposição fizeram duras criticas. O que a senhora tem a dizer sobre esse assunto ?

- Prefeita. Em nenhum momento eu enviei alguma lei que viesse a prejudicar a população de Jacobina, esse não é meu objetivo. Segundo Mocinha esses vereadores que fizeram essas criticas estão se aproveitando disso para colocar de certa forma a população contra me, mas todos me conhece e sabem que eu não sou o tipo de pessoa de perseguir ninguém, quanto mais alguém que venha ser beneficiado dentro do município, esse não é nosso objetivo a nossa intenção é organizar o que já devia ter sido feito, explica a gestora.

- Erasmo. Como a prefeita falou ela jamais iria encaminhar uma lei para câmara que viesse prejudicar o povo de Jacobina, as leis que vão pra lá serão apenas em beneficio do povo do município, e quanto aos vereadores da oposição nós sabemos o desespero deles em querer tumultuar a administração. Segundo Erasmo os vereadores oposicionista fica usando qualquer coisa que fizer em Jacobina para colocar o povo contra a prefeita. "Erasmo pediu para que o povo tenha muito cuidado com esses vereadores, porque eles tenta mudar de qualquer forma tudo o que acontece em Jacobina, tirando do lado certo e colocado para o lado errado, repito muito cuidado com o que esses vereadores oposicionista fala, porque a lei é em beneficio do povo de Jacobina", disse Erasmo.

Portal Jacobina - Prefeita, a senhora falou que a lei é para beneficiar a população, então quais seria esses benefícios ?

 - Prefeita. Então o beneficio ele parte da regularização ou seja é necessário regularizar, colocar em ordem porque sem a lei de urbanização e sem pagamento do IPTU, que é um comprovante que torna você dono desse terreno, a pessoa não teria como comprovar que ele realmente é dono do terreno, porque no próprio registro de imóvel já diz "quem registra é dono", e isso já era para ter acontecido desde quando foi criado o município, então o intuito dessa lei é regularizar os terrenos, e só se pode registrar se existir uma lei de urbanização no município, frisou Mocinha.

- Erasmo Sousa.  Várias pessoas já veio na prefeitura para registrar os terrenos, então agente segurou esses  meses sem registrar nenhum terreno até porque para não fazer de forma ilegal como vinha sendo feito no passado. Segundo Erasmo, essa lei veio para regularizar os documentos dos terrenos, e hoje as pessoas estão com uma lei municipal para que possa registrar seus terrenos e ser seus legítimos donos,  pontuou Erasmo.

Portal Jacobina - Prefeita, a senhora falou sobre o IPTU, e muitos comentaram sobre essa nova taxa a ser cobrada, o que a senhora poderia esclarecer para o povo de Jacobina ?

- Prefeita. Bem como o próprio nome diz IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ele é lei em todo o Brasil e é necessário que todos paguem essa taxa em todas as cidades, e eu como prefeita a partir deste ano não posso deixar de cobrar o IPTU, se eu não cobrar esse IPTU serei penalizada pela justiça por improbidade administrativa porque se chama negação de receita, ou seja, eu não estaria querendo receber um imposto que é lei no Brasil, esse imposto é em todas as cidade do Brasil se paga o IPTU, não é eu que estou criando o IPTU. Segundo Mocinha essa taxa ela é pequena porque eu tenho a consciência e sei da necessidade da comunidade, e o IPTU é cobrado de acordo com o tamanho da área e situação financeira, se é uma pessoa carente muitas vezes é feito um isenção do IPTU e quem tem Bolsa Família e atestado de pobreza feito pelo CRAS pode solicita isenção do valor. "Digamos que o IPTU só é ruim para os grandes proprietários porque eles terão muito o que pagar, mas para as pessoas carentes elas não serão afetadas por ser uma taxa muito pequena e é apenas uma vez por ano", afirma a gestora.

- Erasmo Sousa. Segundo Erasmo, o IPTU é cobrado em todos os municípios da região só não era cobrado aqui em Jacobina. " De acordo com Erasmo o IPTU é um documento que vai dá um direito de você dizer e provar que o terreno é seu, que você tá pagando um pequeno imposto do seu terreno". Erasmo indagou os vereadores oposicionista e perguntou se eles tem a consciência de que o IPTU é uma lei obrigatória ou não ? Informou que a prefeitura não tem interesse nenhum em cobrar IPTU é um valor muito baixo, a prefeita está apenas querendo cumprir a lei até porque é uma obrigação da prefeita cobrar porque se não cobrar o IPTU é improbidade administrativa. Disse para o povo de Jacobina ficar tranquilo porque o pagamento do IPTU é um valor pequeno é só para cumprir a lei, e as pessoas que não tem condições de pagar como os que tem o Bolsa Família não vão pagar, só vai pagar aquelas pessoas que tem condições ou seja apenas 30% irão pagar porque 70% da população de Jacobina tem o Bolsa Famíla, explica Erasmo.

Portal Jacobina - Prefeita, recentemente o ex-prefeito Zé Filho concedeu uma entrevista a um site de notícias abordando o assunto de urbanização de Jacobina, a senhora teve conhecimento  sobre essa entrevista ?

- Prefeita. Sim, mas não entendi bem, porque o ex-prefeito é uma pessoa muito confusa no que diz, entra em contradição e você termina não entendendo o que ele quer dizer , mas eu quero esclarecer que quando ele fala que não quis que a população  perdesse os terrenos, ele deveria entender que quando o município é emancipado se demarca um território e aqueles terrenos é da prefeitura e não da população. 
  Juscirene Almeida a Mocinha - Prefeita Municipal de Jacobina do Piauí
Segundo Mocinha o ex-prefeito falou que doou os terrenos para que nenhuma prefeito viesse a tirar o que ele tivesse doado, mas na realidade para se fazer uma doação de um terreno da prefeitura precisa de muito critérios, até porque hoje tem o Programa Minha Casa Minha Vida e as pessoas que não tem terreno, a prefeitura não tem mais terrenos para doar para essas pessoas carentes.

De acordo com a prefeita Mocinha, "O ex-prefeito fez foi o mal para a população carente, mas agora beneficiou algumas pessoas amigas dele, pessoas que agente conhece que são de um alto poder aquisitivo, gente que tem dinheiro, a minha preocupação é zelar o terreno do pobre para quando for construir uma casa popular a prefeitura ter o terreno para doar, e quando for crescer uma escola a prefeitura ter o terreno para construir, nós temos aqui duas quadras para serem construidas, mas estamos com problemas porque o ex-prefeito doou um terreno da escola e isso é um crime", lamenta a prefeita.


- Erasmo Sousa. " Eu vir essa reportagem na internet e não sabia se sorria ou se ficava com raiva, você ver o cinismo a cara de pau desse ex-prefeito, quando ele fala em várias partes da reportagem que estava preocupado de entra um prefeito e tomar os terrenos das pessoas. Segundo Erasmo quem acabou com os terrenos da prefeitura foi o ex-prefeito, o que o ele fez é uma coisa absurda e ele fala que tem um coração bom e os outros pode ter um coração ruim, mas coração bom com toda maldade que ele fez ao município, isso aqui é só um começo de nossos esclarecimentos sobre a atuação desse prefeito e algumas pessoas dele, nós estamos deixando eles atirar pedra na gente como eles continua fazendo, não tem problema pode atirar pedras, mas as coisas já começaram ser esclarecidas pela justiça", pontuou Erasmo.

De acordo com Erasmo, com essa reportagem o ex-prefeito deu um tiro no seu próprio pé, quando ele diz assim; "não deixei nenhum terreno para a prefeitura, doei todos", mas será que esses terrenos foram doados ? todo mundo daqui de Jacobina sabe que não foi doado, nós sabemos da história do ex-prefeito Zé Filho sobre esses terrenos aqui, afirma Erasmo.

Portal Jacobina - Prefeita, o ex-prefeito disse em entrevista que ouviu dizer que a senhora vai tomar todos os terrenos que ele doou o que a senhora tem a dizer sobre o assunto ?

- Prefeita. "Eu nunca disse isso, e como ele mesmo disse na entrevista não existe mais terrenos da prefeitura, porque na realidade quem perdeu foi o povo, porque o terreno da prefeitura é do povo, para construção de obras a favor do povo não para particulares, amigos ou favorecer alguém, e repito o pobre ficou sem terreno porque ele deu para muitos ricos", ressalta a prefeita.

- Erasmo Sousa. Esses comentários realmente saíram na cidade, e não era nem a prefeita que tomaria os terrenos e sim que seria eu que tinha dito que tomaria os terrenos, e muitas pessoas me procurou e falou sobre esses terrenos só que eu expliquei que agente não tomaria terreno de ninguém, mas como ele mesmo disse que doou os terrenos e deixou no jeito para que as pessoas vendesse os terrenos, olha só a atitude desse ex-prefeito, mas nós sabemos da situação dessas pessoas com o ex-prefeito e eles tinha que receber esses terrenos de qualquer jeito porque suponho eu, que ele poderia está devendo para essas pessoas, pontuou Erasmo.
     Erasmo Sousa - Secretário Municipal de Finanças
De acordo com Erasmo, a prefeita vai fazer uma quadra poliesportivo, mas chegando no local da construção foram informado que o terreno foi vendido, e agora vamos fazer a quadra poliesportiva aonde. O ex-prefeito não deixou nenhum terreno e ainda disse que se a prefeita quiser terreno que vá comprar, mas o ex-prefeito tem que entender que ele já levou muitas vantagens nas costas dos outros e as custas da prefeitura quem leva vantagem tem que pagar na justiça, e o ex-prefeito, o controlador geral do município e o presidente das licitações todos estão com vários problemas bem ai na frente para resolver com a policia federal. Então quero dizer ao povo que nós não vamos tomar nenhum terreno do povo de Jacobina e pedimos que o povo se unam conosco nessa batalha, porque tem gente que se beneficiou e continua se beneficiando dos terrenos da prefeitura, e estão vendendo os terrenos , comenta Erasmo

Erasmo Sousa, disse que inclusive ele o ex-prefeito foi notificado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), e nessas notificações está incluso a compra dos terrenos para construção de casas populares e o ex nunca mandou os documentos, o GP1, Portal de noticias de Teresina foi quem levou a noticias para o Piauí, ele o ex, anda dizendo que foi nós que denunciamos ele, quero dizer que nenhuma denuncia nossa foi entregue ainda, isso não quer dizer que não vamos fazer, até porque o Tribunal de Contas tem os balancetes na mão, não precisa de denuncia.

Portal Jacobina - Para finalizar não poderia deixar passar em branco sobre questão  do terreno que a prefeitura doou para a construção de uma colégio do estado. O tamanho do terreno realmente é 100x100 como a construtora diz ou 60x60, como o ex-prefeito disse na entrevista ?

- Prefeita. Eu tive a oportunidade de ver esse documento e ele consta 100x100, não quero discutir sobre isso porque o abacaxi aí é do ex prefeito, não é meu, digo abacaxi porque quem doa um terreno do estado,( que esse terreno é do estado) está procurando um problema grande pra ele.

Mocinha, informou que sempre foi apedrejada e não costuma rebater, mas quero dizer que sou uma pessoa que tenho responsabilidade e todas as leis que enviou para a câmara elas não são inventadas porque eu quero ou por minha boa vontade ou não, elas são baseadas em leis que são feitas por advogados e de uma forma que venha a melhorar Jacobina.

- Mocinha. sei que não vou conseguir organizar Jacobina 100%, até porque ninguém é 100%, mas farei o possível e estarei aqui disposta a organizar o município para que as pessoas entendam o que é uma boa administração, porque a política já passou e agora é hora de administrar, finalizou a prefeita.   

- Erasmo Sousa. Realmente o terreno é 100x100, o dono da construtora da escola, Zé Augusto, ligou procurando pelo documento do terreno que eles iria começa a obra, então eu fui até o Tita porque o terreno foi comprado do pai dele e peguei a copia documento do terreno onde está escrito que um terreno comprado pela prefeitura no tamanho de 100x100, 1 hectare e doado para o estado pra construção de um colégio estadual.

O terreno foi doado para o estado e não pertence mais a prefeitura, mas o ex-prefeito, arrependido ou então porque as coisas se apertaram e ele precisou se desfazer de 40m desse terreno, ai foi aonde ele cometeu um crime ou seja, ele apropriou de um bem que pertence ao estado, ele foi no cartório e passou o documento do terreno  para essa pessoa que ele diz ter doado, e o que aconteceu foi que ele disse que eu estava querendo tomar o terreno, mas a única coisa que eu fiz foi passar o documento para o dono da construtora.

Erasmo, disse que a prefeita e ele não tem nada haver com esse terreno, e que o ex-prefeito vai resolver isso com a construtora e com o juiz na justiça e também com o rapaz que recebeu o terreno dele, isso é apenas mais um dos prejuízos que o ex-prefeito fez com Jacobina.

Toda a população de Jacobina pode ficar tranquilo que nós não faremos nada para prejudicar o povo de Jacobina, nossos conterrâneos, amigos e irmãs que acreditaram na prefeita Mocinha e deu dois mil votos para ela, não escute e nem acredite em palavras de vereadores oposicionista que estão desesperados e ex-prefeito, mas desesperado ainda, são pessoas que estão em um desespero total que tenta colocar o povo contra a prefeita. Já colocaram varias reportagens nos blog falando mal da gente, essa é a primeira vez depois de 1 ano e dois meses que estamos nos manifestando, rebatendo alguma coisa que foi dita contra nós, tem vereadores que ja falaram muito e ainda nao respondemos nada, na campanha esse pessoal nos perseguiu muito como todos vocês sabem e hoje eles continuam do mesmo jeito, tentam tumultuar a administração de qualquer jeito fazendo denuncias sem sentido só no intuito de atrapalhar, até denunciar para fechar os órgãos público no sábado eles ja fizeram, há 20 anos desde a imancipação que Jacobina fecha na sexta e abre no sábado, pois é, agora a promotora mandou fechar no sábado depois de uma denuncia de um vereador, acho isso uma grande covardia, pois acabará com a feira, mas ainda não dou como vencido, vamos batalhar até conseguir a liberação para funcionar no sábado. 

Muito obrigado, e mesmo contra a vontade dos que não querem o bem para Jacobina, vamos continuar unidos por uma Jacobina melhor, finalizou Erasmo Sousa.


Redação, Portal Jacobina.com
Fotos: Junior Oliveira - Portal Jacobina.com



Em entrevista prefeita Mocinha e seu esposo Erasmo fala sobre a urbanização de Jacobina. Veja!
  • Titúlo : Em entrevista prefeita Mocinha e seu esposo Erasmo fala sobre a urbanização de Jacobina. Veja!
  • Postado por :
  • Data : 17:14
  • Categorias :
  • Comentários do Portal
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários postados no PORTAL JACOBINA passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O PORTAL JACOBINA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.

Top